COMO FAZER BONS FICHAMENTOS
PRIMEIRO ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO PIBIC 2014
Queridos orientandos,
Chegou a hora de realizarmos todas as leituras que serão necessárias para elaboração de nosso projeto científico (ou melhorar o que já existe), NO CASO DE VOCÊS VAMOS CONSTRUÍ-LO AGORA, PASSO A PASSO. Lembrem-se, todas as nossas leituras devem ser cuidadosas porque tudo que escrevermos lá no projeto será utilizado em nossos artigos científicos, TCCs ou mesmo dissertação de mestrado ou futuras teses de doutorado. Tomem cuidado para seguir as instruções que vou lhes repassar agora e ao fazer os fichamentos vamos realizar as seguintes ações:
a) Salvem o arquivo em uma pasta apropriada (vamos fazer pastas específicas para este fim).
b) Enviem para meu email, porque desta forma estará salva no email de vocês e no meu.
c) Façam sempre um back up (salvem estes arquivos em pen drives ou cd e guardem com cuidado).
d) Façam uma cópia impressa dos fichamentos para discussão em nossos encontros semanais para orientação da pesquisa.
CONCEITO
O fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura.
A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:
1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;
2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;
3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra). Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por que irei precisar disso no futuro?