Bacharel
SILVA, Renan Freitas(1); BALDO, Maria Cleide(2);
Resumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma comparação sazonal dos elementos climáticos, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento no Jardim Santa Cruz, Campo Mourão – PR. Foram realizadas duas coletas de dados, sendo uma na estação da primavera e outra no verão nos horários das 08h00 às 15h00. As coletas foram realizadas de hora em hora utilizando o monitor meteorológico da marca Speedtech modelo: WindMate 350 Weather Meter. Constatou através do IDH um maior desconforto térmico na coleta de verão em consequências das altas temperaturas observadas. A maior temperatura no verão foi de 34,7ºC e na primavera foi de 30,0ºC. A maior velocidade do vento foi de 4,6 m/s, registrado na primavera.
Palavras chave: Clima urbano, planejamento urbano, Campo Mourão, Paraná, Brasil.
Introdução Desde a revolução industrial o homem tem buscado aprimorar e desenvolver novas tecnologias e para isso faz-se necessário da utilização do meio ambiente. A falta do planejamento é um dos principais fatores que levam a degradação ambiental. O desenvolvimento urbano modifica os ambientes naturais, causando efeitos negativos sobre os principais elementos climáticos, como a radiação solar, temperatura, velocidade e direção dos ventos, precipitação e umidade. O clima urbano é fruto da interferência de atributos como capeamento do solo, material empregado nas construções, geometria e rugosidade da cidade, emissão de aerossóis e produção artificial de calor sobre a camada limite (DANNI, 1995). Estudos têm mostrado que em cidades de pequeno e médio porte também ocorrem aquecimento diferenciado em virtude das ações antrópicas.
As dimensões que os centros urbanos tomaram são preocupantes e os problemas causados pela falta de planejamento urbano vêm aumentando cada dia mais. Com isso ambiente como prédios, casas, indústrias,