O modelo CAPM
O risco medido pelo beta é representando pelo eixo x, enquanto os retornos exigidos são no eixo y. O objetivo é demonstrar a relação entre risco e retorno.
Deslocamentos da reta do mercado de títulos
Gitman (2010), afirma que há alguns fatores que podem influenciar a reta do mercado de títulos. Tais fatores podem resultar em uma mudança do retorno exigido. Há duas principais forças que afetam a SML – expectativas de inflação e aversão ao risco.
Alterações nas expectativas de inflação influenciam a taxa de retorno livre de risco:
Rf = r* + IP
De acordo com Gitman (2010), considerando que r* é uma taxa de juros real constante e IP o prêmio real pela inflação, pode-se notar que mudanças nas expectativas de inflação resultará em mudanças na taxa livre de risco. Como esta é um componente básico de todas as taxas de retorno, qualquer mudança da Rf impactará em todas as taxas de retorno exigido.
Porém, para Copeland e Weston (1992), a expectativa de inflação não produz alteração na inclinação da reta do mercado de títulos, ao invés disso, ela apenas causa linhas paralelas. Contudo, advertem que alguns outros estudos tem indicado que fortes variabilidades nas taxas inflacionárias podem gerar relevantes alterações nas inclinações da SML, necessitando-se constatar mais profundamente a validade empírica dessa hipótese.
O grau de inclinação na SML demonstra o grau de aversão ao risco dos investidores. Quanto maior a aversão ao risco, maior será os prêmios pelo risco. Alguns acontecimentos podem causar um aumento no grau de aversão ao risco, como por exemplo, crash da bolsa, assassinato de um importante líder político e a declaração de uma