Densidade
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIa de alimentos
edilaine maria da silva souza
densidade e suas aplicações na área da engenharia
CURITIBA
2013
edilaine maria da silva souza
densidade e suas aplicações na área da engenharia
Trabalho apresentado na disciplina Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientador: Prof. Maria Inês
Curitiba, março de 2013SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo RUSSELL (1994), a densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume. A densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto, por seu volume.
A densidade absoluta ou massa específica expressa a quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa que num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume de alumínio.
As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico, g/cm3, unidades derivadas SI.
Os gases são muito menos densos do que os outros estados da matéria, por isso a unidade SI gramas por decímetro cúbico, g/dm³, é a mais conveniente.
A equação de estado ou lei dos gases ideais é útil na determinação no valor da densidade. O gás ideal não existe é idealizado, mas em condições de baixas pressões ou elevadas temperaturas, a maioria dos gases apresentam, o comportamento de gás ideal. A equação de estado, que descreve o comportamento de um gás ideal, é dada por
n é a quantidade de matéria ou número de mol, V é o volume ocupado por esta quantidade de matéria, P é a pressão a que está submetido este gás, T é a