O modelo 5S
A qualidade em serviços é a força propulsora para a melhoria da qualidade, para atender as novas demandas de clientes e conter os custos crescentes que são decorrentes do contexto atual. Os indicadores medem o nível de qualidade, decorrente das ações administrativas e do resultado do trabalho conjunto efetuado por todas as empresas prestadoras de serviços.
As empresas dessa amostra foram visitadas, as pessoas envolvidas com os procedimentos de qualidade foram entrevistadas e em seguida os dados coletados foram analisados. Constata-se que o 5 S’s influencia, positivamente, a organização, as pessoas, o ambiente, potencializando a melhoria da qualidade. O Programa muda o comportamento e as atitudes das pessoas pelo envolvimento, engajamento e comprometimento que surgem com a implantação e manutenção dessas ações, pois são a base para a Qualidade Total.
2. Programa 5 S’s: mudanças para conquista da excelência
As empresas de serviços que buscam excelência devem estabelecer um planejamento que possua uma base consistente e que proporcione a todos seus integrantes o conhecimento necessário para o desempenho adequado de suas funções prestando, desta forma, serviços com elevada qualidade. O Programa 5 S’s é visto como uma ferramenta que oferece esse embasamento por ser um programa integrado, onde seus sensos agem interligados, proporcionando resultados surpreendentes em todos os aspectos da vida das pessoas e do ambiente organizacional. Seu objetivo maior é a valorização do ser humano pelos benefícios que agregam ao ambiente organizacional como um todo.
Com a realidade globalizada, abriram-se os mercados e as mudanças são processadas de modo instantâneo, transformando também as necessidades dos clientes. As organizações devem estar “abertas” a todas as atualizações possíveis, pois só assim terão condições de sobreviver. Com a acirrada competição do mercado, as empresas precisam desenvolver novos produtos/serviços que garantam o atendimento