O MITO E A FILOSOFIA
Como a Filosofia é entendida?
A Filosofia não é a dona das respostas, mas das perguntas. São as perguntas a mola mestra da Filosofia. Descartes disse: "Penso, logo existo". Descartes referia-se à consciência crítica de se saber existente, pensante, não um mero ato de ser, mas a consciência mesma de se saber Da mesma forma, Sartre relacionava a existência à verdade e à virtude. É muito comum as pessoas relacionarem Filosofia como posse do saber. Mas a posse da verdade não é objeto da filosofia.
Qual o significado da palavra MITO?
Mito eram explicações que os gregos utilizavam antes de saberem a reais explicações das coisas. Quando a razão começou a surgir e os cientistas começaram a explicar fatos como fenômenos naturais e etc. Saci Pererê não é um mito como disse um dos nossos colegas, é um folclore. Um mito é uma ferramenta para a explicação que, uma tribo ou pessoas antigamente antes do surgimento da ciência, utilizavam para explicar o que até então era inexplicável.
Como são considerados Homero e Hesideo?
Sófocles, Homero e Esquilo são considerados os maiores autores de tragédia da Grécia antiga. Hesíodo foi posterior a Homero e considerava que as Musas o inspiravam, ele não era um mero canal para que a obra fosse feita, aparentemente, suas obras tem um cunho mais... racional? Ele era um poeta e foi o criador do livro Teogonia. Livro que amplia e aprofunda os antigos mitos. Com este livro, ele abre espaço para visões filosóficas mais cosmogônicas.
A partir de quando que o modelo mítico foi substituído por uma forma de pensar?
O que a Filosofia busca?
A filosofia busca explicações... Buscam pensamentos, questões... Reflexões...
Qual a conotação que a filosofia ganhou de Aristóteles a Descartes?
A Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal. De Aristóteles a Descartes, a Filosofia ganhou uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível e essa noção perdurou até