O mito da caverna relacionado a sociedade atual
Muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta. O medo do desconhecido e a conformidade são fatores que contribuem para as pessoas permanecerem presas em sua condição de ignorância, alienação, e sem objetos de conhecimento. Mesmo sem estar presa de fato, a sociedade atual também é influenciada pelo que lhe é imposto, principalmente pelos grandes grupos de mídia. E assim como as sombras na parede da caverna, as imagens exibidas na TV são manipuladas como sombras que imitam ou inventam a realidade, feitas para mostrar somente o que é relevante para eles e não o que realmente deveríamos saber. Enquanto que, a luz é o pensamento próprio, único capaz de representar a verdade.
E não diferente do mito, qualquer indivíduo que liberte sua mente dessa realidade propositalmente gerada e tenta revelar a verdade ao demais é visto como mentiroso ou louco, correndo risco de ser ignorado ou até mesmo excluído da sociedade.
Um bom exemplo foram manifestações que ocorreram recentemente no Brasil, que começaram reivindicando o aumento da passagem de ônibus. Mas afinal, houve vandalismo? Sim. Houve violência? Sim. Porém, as manifestações foram muito além disso e, por conta de algumas pessoas, seu real propósito pacífico ficou ofuscado nas grandes mídias, chegando a classificar os manifestantes como vândalos. As redes sociais nos permitem mostrar a nossa visão do mundo e dos fatos e acontecimentos que o rodeiam, fazendo com que, muitas vezes, seja bem diferente do que é mostrado nas mídias tradicionais.
Sendo assim o ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida, resgatando valores como família, amizade, direitos humanos, solidariedade e honestidade, que podem aparecer como reflexões do mundo ideal.