Ética, Valores e Cultura
1º Organização linear
Fayol se preocupou muito com a chamada “Organização Linear”, que constitui um dos tipos mais simples de organização. A organização linear se baseia nos princípios de:
a) Unidade de Comando b) Unidade de Direção
c) Centralização da Autoridade
d) Cadeia escalar
Essa organização linear apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear, baseada na unidade de comando e que é o oposto à supervisão funcional de Taylor. Na organização linear os órgãos de linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização, seguem rigidamente o princípio escalar (autoridade de comando). Porém, para que os órgãos de linha possam executar suas atividades especializadas, tornam-se necessários órgãos prestadores de serviço especializados, como assessoria, recomendações, conselhos, e outros. Esses não obedecem ao conceito de princípio escalar nem possuem autoridade de comando.Tais serviços e assessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Sua autoridade - chamada de autoridade de staff - é simplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando.
Organização Militar
2ºPrincípio da unidade de comando: é o núcleo das organizações militares, pelo qual cada subordinado só pode ter um superior.
(Ou seja, um indivíduo possui apenas um chefe)
3ºEscala Hierárquica: -ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade- é um aspecto típico da organização militar utilizando em outras organizações. Com o passar dos tempos, na medida que o volume de operações militares aumenta, cresce também a necessidade de se delegar autoridade para os níveis mais baixos da organização militar. Ainda na época de Napoleão (1769-1821), cada general, ao chefiar seu exército, cuidava da totalidade do campo de batalha.
4ºCentralização de comando e à Descentralização da execução: Com as guerras de maior alcance e de âmbito