O milagre grego
A mitologia era considerada a explicação para tudo. Com o passar do tempo, as explicações sobre as origens das coisas provenientes dos mitos, já não satisfaziam. A partir do momentoque essas explicações foram sendo deixadas de lado, ocorria o milagre grego pois o pensamento mítico foi deixado de lado e os filósofos deram início às indagações.
Foi, este milagre, o uso doraciocínio filosófico e o abandono dos mitos na busca por explicações. O caráter indagativo foi marcante e indispensável para evolução do pensamento grego. Foi neste tempo que ocorreu o milagre grego.
Afilosofia tem sua origem na Grécia Antiga, no período de 470 a.C., surgem as primeiras manifestações organizadas das "escolas filosóficas". Neste período os filósofos que viviam e praticavam a filosofiaeram chamados de "Pré-Socráticos", receberam este nome, pois antecederam o filósofo Sócrates, que é considerado como o filósofo divisor de águas. Pois a filosofia sobre bruscamente uma mudança deparadigma.
Segundo o pensador Aristóteles, discípulo de Sócrates, e com ele toda a tradição a filosofia toma forma com o matemático e físico Talles de Mileto, que foi o primeiro filósofo ocidental deque se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceuaproximadamente em 556 ou 558 a.C.. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica.
Após Talles, dois de seus discípulos deram continuidade assuas reflexões, Anaximandro e Anaxímenes. Eles pensavam sobre a origem das coisas, mas sem ser pela via religiosa, se dispuseram a interrogar racionalmente sobre a origem. Surgia ai, a ruptura davisão mítica e religiosa do mundo para uma interpretação racional e humana e a fonte da Filosofia no Ocidente. Dessa ruptura nasce o termo os gregos do milagre ou "o milagre grego".