Gêneros e Tipos Textuais
Ao longo de nossa vivência enquanto falantes, temos a oportunidade de convivermos com uma enorme diversidade de textos. Basta sairmos às ruas que tão logo está confirmada esta ocorrência. São panfletos, outdoors, cartazes. Ao enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificação relaciona-se com a natureza linguística expressa pelos mesmos.
2.Desenvolvimento 2.1.Gêneros Os gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características mais comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Textualidade se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa,etc. 2.2. Novos Gêneros Um fato interessante a registrar é que o mundo digital vem (re)criando um grande acervo de gêneros textuais, numa profusão que, muitas vezes, não permite ainda definições completas.
Contudo, alguns princípios universais aos textos podem ser destacados:
• os gêneros textuais, mesmo digitais, continuam a ser definidos a partir de certos elementos fixos;
• em decorrência do exposto anteriormente, a questão do formato, ou seja, da silhueta do texto é, comumente marca distintiva. Pensemos no exemplo do e-mail que mantém as marcas de silhueta da carta tradicional da despedida e da identificação do remetente;
• é ilusório tomar o espaço virtual por informal. Como em todo o resto, há níveis distintos de formalidade/informalidade em seu meio;
• muitos desses gêneros textuais virtuais apresentam hibridismo entre traços característicos de fala e de escrita, o que se manifesta mais claramente me gêneros mais informais desse meio.
Esse último apontamento não é, em verdade, privativo