Tipo textual e gênero textual
2- Quais são os tipos textuais?
3- Qual a relação entre gêneros textuais e oralidade/escrita?
4-Explique a citação abaixo:
Considerando que os gêneros independem de decisões individuais e não são facilmente manipuláveis, eles operam como geradores de expectativas de compreensão mútua. Gêneros textuais não são fruto de invenções individuais, mas formas socialmente maturadas em práticas comunicativas. Esta era também a posição central de Bakhtin [1997] que, como vimos, tratava os gêneros como atividades enunciativas "relativamente estáveis".
1- Tipos textuais designam uma espécie de construção teórica, composta pelos aspectos sintáticos , relações de logica e conteúdo lexical, se limitam em cinco tipos. Já os gêneros textuais são um conjunto ilimitado de designações concretas, surgem novos gêneros com o avanço da tecnologia e outros deixam de ser usados, os gêneros textuais estão ligados as relações sociocomunicativas.
2- Narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
3- Gênero textual é uma expressão da linguagem concreta, sendo assim um fenômeno heterogênico e até mesmo híbrido de modelo comunicativo. Tal característica dificulta a superação da ideia de dicotomia entre oralidade e escrita, porém devemos considerar que nem todo gênero produzido de forma escrita, é expresso do mesmo modo. Alguns gêneros exigem formação escrita mas são apresentados de maneira oral, como é o caso das notícias de rádio e orações.
4- O gênero textual é sempre reconhecido socialmente, sendo expressão não da individualidade e sim da coletividade. O gênero representa uma expectativa para o receptor, por isso não é mutável.