O mercador
CURSO DE DIREITO
VICTOR EDUARDO DA SILVA E SILVA
RELATORIO DO FILME: O MERCADOR DE VENEZA
CRICIÚMA
2013
VICTOR EDUARDO DA SILVA E SILVA
RELATORIO DO FILME: O MERCADOR DE VENEZA
Trabalho de Sociologia Geral e do Direito, apresentado no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professor: Ismael Francisco de Souza
CRICIÚMA
2013
1.FICHA TÉCNICA:
NOME: O Mercador de Veneza
ANO: 2004.
PRODUÇÃO: Barry Navidi, Jason Piette, Michael Cowan, Cary Brokaw
DIRETOR E ROTEIRISTA: Michael Radford
ELENCO: Al Pacino, Allan Corduner, Charlie Cox, Gregor Fisher, Jeremy Irons, Joseph Fiennes, Lynn Collins, Mackenzie Crook, Ron Cook.
2. SINOPSE A obra, O Mercador de Veneza relata uma história entre Shylock (o Vilão), o qual, é judeu e agiota, e o outro é chamado de Antônio (o Mocinho), um cidadão do bem, o qual é bem conhecido em Veneza. A história gira em torno do acordo feito entre essas duas partes onde Antônio fará um contrato atípico com o agiota Shylock, que caso não pague a divida iria dar ao agiota por volta de 453 gramas da carne do seu corpo, a qual se tivesse que pagar levaria a morte. O feito é que, Shylock vai atrás de seus direitos e quer de qual quer forma que Antônio cumpra sua obrigação contratual de avalista, e de os 453 gramas de carne humana. O que se observa ao longo da obra é que a história sempre evidenciou, o judeu fazendo parte do “mal” e o cristão o lado do “bem”.
3. ANÁLISE SÓCIOJURÍDICA DO FILME É clara e evidente que a Obra O Mercador de Veneza tem tudo haver com quem trabalha ou estuda na área do direito. Uma Obra que em quase todas as Universidades do curso de Direito é trabalhada, pois, este filme é baseado em situações de direito como o contrato entre as partes, obrigações e o principio da dignidade