Pedras Parideiras
O fenómeno acontece devido às características geográficas geológicas e climatéricas propícias. Os nódulos surgem, em primeiro lugar, com a erosão das formações graníticas causada pelo vento; posteriormente, os nódulos são desagregados do granito “mãe” através de dois fenómenos naturais denominados de termoclastia e crioclastia. Este nódulo tem a mesma composição mineralógica que o granito “mãe” mas distingue-se pela sua organização estrutural, na medida em que este tem uma camada exterior de biotite, justificando a cor escura.
Fenómeno que consiste no desprendimento de nódulos (fragmentos de pedra) que se soltam da “rocha-mãe”. Estas são formadas essencialmente por granitos, devido à sua origem magmática plutónica, e são constituídas pelos minerais: micas (biotite e moscovite), quartzo e feldspato.
O fenómeno acontece devido às características geográficas geológicas e climatéricas propícias. Os nódulos surgem, em primeiro lugar, com a erosão das formações graníticas causada pelo vento; posteriormente, os nódulos são desagregados do granito “mãe” através de dois fenómenos naturais denominados de termoclastia e crioclastia. Este nódulo tem a mesma composição mineralógica que o granito “mãe” mas distingue-se pela sua organização estrutural, na medida em que este tem uma camada exterior de biotite, justificando a cor escura. Fenómeno que consiste no desprendimento de nódulos (fragmentos de pedra) que se soltam da “rocha-mãe”. Estas são formadas essencialmente por granitos, devido à sua origem magmática plutónica, e são constituídas pelos minerais: micas (biotite e moscovite), quartzo e feldspato.
O fenómeno acontece devido às características geográficas geológicas e climatéricas