modelos de resenha
RESENHA
O artigo trata de uma pesquisa realizada em uma escola pública, observando o dia-a-dia da instituição, no intuito de encontrar, identificar estratégias que levem a uma alfabetização fora dos modelos vigentes nas redes de ensino ( impondo valores e formas de ser, agir, pensar etc.) para crianças das classes populares. Para tratar deste assunto, o texto pode ser divido em três questões: táticas adotadas na escola, análise do livro didático e práticas e políticas sociais.
A autora mostra que no cotidiano não há apenas a face excludente das crianças das classes populares na questão da variante lingüística, valores estéticos, religião, entre outros quesitos, mas há táticas que suspendam essa exclusão provisoriamente, então analisa o que existe de diferente no ambiente de ensino.
Mairce encontra umas das táticas no banheiro da escola. Neste espaço uma funcionária teve o cuidado de arrumar, decorar como se fosse um banheiro caseiro, fazendo com que se aproximasse a um ambiente do lar. Pôs lá plantas, quadro, além de saboneteira e a própria limpeza. Era uma atitude que ia além das suas obrigações, sendo agente (a funcionária) educador também, mostrando às crianças o uso adequado do banheiro, não se limitando aos velhos avisos.
Além desta tática, outras eram aplicadas pelas mesma funcionária da limpeza, tais como: preocupação com a merenda, iniciativa em expor os trabalhos das crianças, a freqüência e as conseqüências das faltas dos alunos.
Por conhecer os alunos, devido ao fato de funcionário e aluno morar no mesmo bairro da escola, é mais fácil conhecer a realidade deles. Mairce observou que Vitória (colaboradora da limpeza) não se tornou um funcionário passivo das normas e obrigações que os regentes de classe e corpo administrativo assumem. Chegou a