Inspeção no exame fisico
A política pode ser compreendida como uma atividade exercida em prol de nossos direitos. O povo elege um determinado grupo de pessoas para que estas lutem pelo avanço e melhoria da sociedade.
Ao elegermos algum político, damos a ele o poder de escolher por nós, é por isso que política e poder estão tão interligados, pois eles passam a comandar nossa sociedade exercendo o poder que lhes foram dados, mesmo que algumas vezes não concordemos com as atitudes tomadas por eles.
Mas o ato político não é exercido apenas por prefeitos, governadores ou senadores, nós também fazemos política através de ações importantes que interferem no futuro de toda a população, como o voto que dicide quem irá nos representar no estado.
O Estado é dividido em três poderes: Legislativo (o qual elabora as leis); Executivo (o qual executa as leis); e o Judiciário (o qual ficaliza). É formado por homens, os quais representam os cidadões através da aplicação de leis e oferecimento de serviços que atendam a população de forma igualitária perante a lei.
Porém, pode-se perceber que a teoria do Poder de Estado está longe da realidade a qual vivem os cidadões. Assim como costumava dizer Karl Marx, o Estado atende aos interesses das classes dominantes, ou seja, deixando muitas vezes as classes mais baixas sem os recursos necessários.
A base do conceito do Estado Democrático é a noção de governo do povo que exige para sua eficiência no contexto atual a fixação de princípios ou direitos que estão implícitos na própria natureza deste sistema político, que contribuem para sua preservação, dentre os quais podemos citar a igualdade, a liberdade e os direitos políticos. Podemos dizer que direitos políticos, ou cidadania, são um ônus trazido por cada cidadão e que lhe confere o direito e o encargo de participar ativamente da vida política do estado, seja através do voto plebiscito, seja