O mercado e a gestão de pessoas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Arapiraca
2011
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria da Administração, Análise Econômica e Social, Relações Interpessoais e Tecnologia e Desenvolvimento Humano.
Profs. Adriana Vinholi Rampazo, Henry Nonaka, Marilúcia Ricieri e Valquiria Gasparotte.
Arapiraca
2011
O mercado e a Gestão de Pessoas
No Brasil, a partir dos anos 80, observou-se uma nova distribuição de responsabilidades para a gestão e oferta de serviços públicos de saúde entre as esferas de poder, que induzida pela constitucional de 1988, na década de 1990 passa a ser processada e efetivada em seus princípios e diretrizes identificando-se uma clara perticipação dos municípios na ampliação da oferta de serviços de saúde ( MEDEIROS,1998). Essa descentralização, ampliou o acesso da população aos serviços e promoveu um crescimento no número de postos de trabalho no âmbito municipal, visto que, na saúde há uso intensivo de mão-de-obra.
A saúde é um setor que absorve com muita rapidez as mudanças no mundo do trabalho. Inúmeras tem sido as inovações, tanto dos produtos quanto dos processos de produção, que vem desafiando a pesquisa a uma permanente atualização das informações coletadas, de modo a poder detectar as transformações do setor. Como por exemplo das inovações na área de recursos humanos há a flexibilização das relações de produção, as cooperativas e a crescente informalização dos vínculos empregatícios.
Tomando como exemplo a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa, município de pequeno porte situado no agreste alagoano, com uma população de acordo com o IBGE (2010) de 18.250 habitantes, que tem sua economia baseada na agricultura de