O MERCADO E A DEMANDA DO KIWI
O MERCADO E A DEMANDA DO KIWI
Belo Horizonte
2014
Antônio Eduardo Costa da Silva
Danilo Gomes
Fernando Araújo
Karina Simões de Araújo
Felipe Máximo Vieira
Walter Serpa
O MERCADO E A DEMANDA DO KIWI
Trabalho apresentado à disciplina de Microeconomia - I, da Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientador: André Jacob Mori
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
No mercado de produtos alimentícios, percebe-se uma gama de possibilidades as quais seus itens estão sujeitos. Desde o clima, agrotóxicos, qualidade da terra, até o rendimento da estação, que pode variar entre o seco e o excesso de água. Esses e outros fatos podem auxiliar ou atrapalhar a produtividade da colheita e seu resultado de mercado.
No trabalho apresentado a seguir, é analisado o caso de um produto alimentício em específico, o kiwi. Agricultores da região dos Campos Gerais, no Paraná, obtiveram uma safra recorde devido ao inverno rigoroso da estação passada e a fruta, que é aliada ao frio, produziu o suficiente para a garantia de uma boa colheita. As frutas estão ganhando o mercado e a produção abastece os supermercados da região e as Centrais de Abastecimento de Curitiba e de São Paulo.
Com o objetivo de analisar o caso e obter um posicionamento, foram aplicadas práticas utilizadas em sala de aula, através do uso de gráficos e teorias. Engloba-se no seguinte argumento, as matérias de Excedente do Consumidor e Excedente do Produtor, Elasticidade, Preço da Demanda, Preço da Oferta e demais mercados.
DESENVOLVIMENTO
O KIWI E SUA PRODUÇAO NO INTERIOR DO PARANÁ
Conhecido por ser uma das únicas frutas que mantem a coloração verde quando maduro, o kiwi é procurado para ser utilizado em decoração, além disso, o kiwi tem sua demanda aumentada por seu sabor e por ser rico em minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e o potássio.
O kiwi é um