O mercado de trabalho
João da Silva
MERCADO DE TRABALHO
São Paulo
2011
UNISA – UNIVERSIDADE DE S. A.
João da Silva
MERCADO DE TRABALHO
Apresentada como parte do conteúdo da matéria de Orientação de Estágio Curricular Supervisionado I do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Santo Amaro. Professor: E. N.
São Paulo
2011
O Mercado
Segundo Mañas e Oliveira (2004, p. 193), "[...] atender à necessidade de uma pessoa ou grupo de pessoas não deixa de ser uma atividade de troca, implicando em uma negociação e conflito de idéias a respeito da troca em questão.". Isto significa, que o mercado baseia-se na troca de produtos ou bens, visando atender as necessidades de ambos os lados, de maneira que todos saiam satisfeitos. No caso do consumidor final que adquire um produto em uma loja, também há a troca de bens, enquanto a empresa tem o produto industrializado, o consumidor tem o valor monetário, efetuando a troca desses bens e satisfazendo ambas as entidades.
O profissional no mercado de trabalho é o agente, que partindo de uma matéria-prima, produz um produto final que atenda as necessidades do consumidor. No caso do profissional da área de tecnologia da informação, é necessário que após analisar um bloco de dados sobre atividades desenvolvidas pela empresa e aplicando o conhecimento adquirido em cursos e no decorrer de sua vida profissional, possa traduzi-los em informações importantes e relevantes para um bom rendimento da empresa. De acordo com Mañas e Oliveira (2004, p. 193):
A inovação tecnológica, quando relacionada com o desenvolvimento de produtos, com a administração da produção, da logística e com instrumentos capazes de mobilizar e conquistar a