o mercado da bovespa
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
O MERCADO DA BOVESPA
SISTEMA FINANCEIRO E MERCADO DE CAPITAIS
SALVADOR- BA
Dezembro 2014
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a real importância do mercado de ações da Bovespa que vem sofrendo mudanças nos últimos anos, gerando grandes avanços na economia mundial e proporcionando lucros para os investidores.
Com o processo de globalização, que resultou em intenso intercâmbio entre os países, o mercado acionário adquire crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.
Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do país, o mercado acionário também se constitui de uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.
Serão abordadas informações que permitirão saber como e porque investir no mercado de ações além de conceitos básicos sobre o funcionamento das bolsas.
1.0 MERCADO DA BOVESPA
1.1Histórico
Fundada em 23 de agosto de 1890 como entidade oficial corporativa, vinculada ás secretarias de finanças do governo do estado e composta por corretores nomeados pelo poder público, a Bovespa só assumiu a característica institucional que mantém até hoje com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais e do mercado de capitais implementadas em 1965 – 1966. Ou seja, uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Em 1972 foi implantando o pregão automatizado coma disseminação de informações online e em real time, por meio de amplas redes de terminais de computador. No final da década de 70,