RELAÇÃO ENTRE BOVESPA X MERCADO INTERNACIONAL
Camila Alves
Deizieli Anjos
Giane Barbosa
Kamilla Daiane
7º Período de Ciências Contábeis
UNESC / CACOAL - RO
RELAÇÃO ENTRE
BOVESPA
X
MERCADO INTERNACIONAL
BOVESPA
A BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br) foi constituída em 2008, pela integração entre a Bovespa Holding
S.A. e a Bolsa de Mercadorias & Futuros - BM&F S.A., as duas maiores bolsas da América Latina.
A nova companhia nasceu como líder de mercado na
América Latina e é uma das maiores do mundo em valor de mercado. A BM&FBOVESPA tem o maior mercado de ações e derivativos da América Latina e possui um modelo de negócios totalmente integrado, com quatro clearings - ações, derivativos, ativos e câmbio e um sistema de custódia completo. É uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.
A Bolsa conta com uma completa variedade de produtos de operações com ações, derivativos, commodities, balcão e operações estruturadas, entre elas contratos de índices, taxas de juro, câmbio, créditos da dívida externa, café, boi gordo, soja, milho, açúcar, etanol e produtos ambientais.
As negociações na BM&FBOVESPA seguem um modelo híbrido, com pregões eletrônicos e via internet, que possibilitam a seus clientes a realização de operações destinadas a compra e venda de ações, transferência de riscos de mercado (hedge), arbitragem de preços entre mercados e/ou ativos, diversificação e alocação de investimentos e alavancagem de posições.
A principal razão da existência da Bolsa de Valores de São Paulo
- BOVESPA, assim como de todas as demais bolsas de valores organizadas, pode ser expressa em sua essência por um simples termo: LIQUIDEZ: Financeiramente um título mobiliário tem liquidez quando pode ser comprado ou vendido, em questão de minutos, a um preço justo