O Menino Selvagem - Resumo
449 palavras
2 páginas
O filme “O Menino Selvagem” – L’ Enfant Suavage – de François Truffaut, conta uma historia verdadeira de um menino entre onze ou doze anos que foi encontrando em uma floresta, conta-se que foi abandona quando tinha quatro anos e não esboçava nenhum comportamento humano. A noticia do encontro do menino selvagem se espalhou e atraiu curiosidade de muitas pessoas. Ele foi levado até Paris, onde seriam feito alguns estudos sobre o menino. Inicialmente acreditava-se que o menino fosse surdo e mudo, então levaram no para uma escola para tais. Mas ele não apresentava interesse nenhum em comunicar-se com as crianças nem mesmo com adultos. Então um médico Jean Itard, decidiu levar o garoto para sua casa e com a ajuda de sua governanta Guérin, iria educar a criança para inseri-lo na sociedade. Começou então uma jornada cansativa para ensinar ao garoto o que deveria ter aprendido na infancia. Depois de algum tempo e de algum esforço, o menino foi mostrando avanços, como se portar ereto, vestir roupas e tal. Na época (XIX) pensava-se que uma crainça nascia preparada para a vida, mas no caso de Victor como foi nomeado, por ter sido abandonado e vivido na floresta, todo seu desenvolvimento foi lento e trabalhoso.
O filme contextualiza uma forma exemplar da necessidades de outro individuo para o processo de socialização, Victor após ter sido abandonado numa floresta da França quando ainda era pequeno, mostrou que por sua falta de "exemplos a ser seguido" não aprendeu como se socializar com outras pessoas. O processo inicia-se ainda na idade infantil, pois lá é onde o invididuo criança começa a perceber e receber as diferentes condições sociais, como por exemplo: perceber a luz, escuridão, calor e frio. Aprender a falar, e se comunicar com outro ser humano.
A sociedade apresenta caratér importante na introdução dessa criança numa sociedade, é as condições em que vive (país, cultura e etc), e suas experiências que determinam seus padrões a ser seguido, que é fortemente