Primeiros Socorros-hipertensao
DE
PRESTAÇÃO
DE
PRIMEIROS
SOCORROS
O que é hipertensão?
A hipertensão é uma enfermidade crônica que tem como principal característica o aumento dos níveis da pressão sanguínea dentro das artérias. Isso acaba por fazer com que o coração tenha de se esforçar muito mais do que o normal para manter o sangue circulando pelos vasos sanguíneos. Essa maior pressão pode ser acarretada por diversos fatores, que vão desde aos aspectos emocionais, até aos relacionados aos hábitos alimentares do indivíduo.
É também popularmente conhecida pelo nome de “pressão alta”, e acontece ao menos 20% da população brasileira. Quando focamos nas pessoas com obesidade, esse índice sobe para 50%, o que só reforça, como os hábitos alimentares também tem forte influencia nesse tipo de problema.
O que é pressão arterial sistólica e diastólica, ou máxima e mínima
A pressão arterial máxima corresponde à medida obtida assim que o coração bombeia todo o sangue para a circulação, que ocorre na sístole, ou seja, fase em que o coração se contrai. Quanto maior a força de contração maior será a pressão máxima. Porém as artérias se dilatam discretamente acomodando o sangue que foi bombeado para o coração e é por esse motivo que essa pressão arterial máxima habitualmente não atinge valores muito elevados, em decorrência da capacidade elástica das artérias. Existe também a pressão mínima que é medida na fase que corresponde ao relaxamento do coração, ou seja, na diástole, essa pressão mínima poderá ser maior ou menor dependendo do estreitamento das arteríolas, que são resultado das ramificações das artérias maiores.
Classificação da hipertensão
A hipertensão pode ser classificada em três tipos diferentes, de acordo com os níveis da pressão arterial do individuo. É de acordo com essa classificação, que se consegue determinar qual o risco de morte cardiovascular do paciente, que pode variar de leve, moderado, alto ou muito alto.
A hipertensão de estágio I é