O meio, a regulaçao e a expressao dos genes
Genes.
A Diferenciação Celular.
Data: 11/11/2008
Indice:
1. – Introdução
1
2. – Os genes:
2
2.1.
– O meio dos Genes
2
2.2.
– Regulação Genética
3, 4, 5
2.3.
– Expressão Genética
6
3. – Diferenciação Celular
7
3.1.
– Células Diferenciadas
7
3.2.
– Células Indiferenciadas
8
4. – Opinião Pessoal sobre o tema
9, 10
5. – Dicionário de Biologia
11, 12
6. – Conclusão
13
7. – Bibliografia
14
1. - Introdução:
Este trabalho foi pedido pela professora de Biologia e de Geologia e consiste em aprofundar os nossos conhecimentos sobre a regulação, o meio e a expressão dos genes e sobre a diferenciação celular.
No nosso trabalho podemos dividir a regulação em: regulação nos procariontes e regulação nos eucariontes e podemos também comparar ambas.
Com este trabalho ficámos a conhecer também o significado do termo:
Expressão genética. Sendo este o processo completo pelo qual, a informação codificada num gene particular é descodificada numa proteína específica.
Dividimos igualmente em dois grupos, a parte do trabalho relativa a diferenciação celular. Esses dois grupos são as células diferenciadas – sendo células que podem actuar sozinhas no organismo e as células indiferenciadas – células que perdem as suas especializações e que por isso se tornam em células totipotentes, células que podem originar um individuo completo.
-1–
2. – Os genes:
2.1.
– O meio dos Genes:
Todos nós nascemos com um conjunto de genes, estes determinam as nossas características físicas e mentais. Estas características também dependem do mundo á nossa volta, de como somos criados, etc...
O funcionamento dos genes, pode ser influenciado: pelo nosso regime alimentar, pelo clima, por doenças, exercício físico, acidentes, etc...
Características genéticamente determinadas:
O genes controlam várias características do nosso corpo, tal como: a cor dos