Regulação do Material Genético
Etapas do processo de síntese proteíca em eucariontes:
1. Transcrição
2. Maturação
3. Migração
4. Tradução o Iniciação o Alongamento o Finalização
Regulação do material genético - conceitos introdutórios
• Se não regulasse a expressão dos genes, a célula produziria constantemente proteínas em elevadas quantidades. Mas nem todas as proteínas são necessárias em determinadas circunstâncias e nas mesmas quantidades.
Regulação ao nível da Transcrição:
• Um gene não possui apenas na sua sequência bases que serão transcritas para RNA; possui sequências associadas à sua regulação e à ligação com a RNA polimerase. o Promotor: região do DNA à qual se liga uma RNA polimerase para dar início à transcrição.
- Procariontes: o promotor tem a designação de Pribow-box.
- Eucariontes: os promotores existem em maior número e a maiores distâncias. Estas sequências permitem a ligação de determinadas proteínas que auxiliam a ligação da RNA polimerase. o Indutor: proteína que induz a transcrição, mediando a ligação da RNA polimerase ao DNA. o Repressor: proteína que se pode ligar ao DNA, impedindo que a RNA polimerase avance, atuando como mecanismo de controlo da transcrição, ao regular a produção de RNAm de acordo com as necessidades.
• Ao impedir a síntese de novo RNAm pelo mecanismo da transcrição, a célula consegue regular a produção de proteínas, pois os RNAm que tinha produzido anteriormente apresentam um período de vida curto, degradando-se em cerca de dois minutos. Um ciclo de degradação e nova síntese de RNAm nas células ocorre rápida e continuamente, o que constitui um requisito fundamental para o controlo da transcrição e um procedimento fulcral na regulação da expressão génica em procariontes.
Regulação ao nível da estrutura da cromatina:
• Heterocromatina: zonas onde a cromatina se encontra altamente condensada e onde os genes não são transcritos (encontram-se silenciados).
• Eucromatina: regiões com