O Marco Inicial da Educação no Brasil: Período Colonial
No período conhecido como Brasil Colonial, nosso país pertencia a um outro país chamado Portugal. Naqueles tempos, Portugal era governado por Reis ou Rainhas. Reis e Rainhas fazem parte de uma forma de governo chamada Monarquia ou Império.
O que caracterizava a relação Brasil - Portugal era o monopólio que Portugal tinha sobre os produtos brasileiros. Monopólio significa exclusivismo comercial. Só comerciantes portugueses tinham direitos de comprar e vender para outros países as riquezas brasileiras. Assim, por exemplo, o açúcar produzido no Brasil, para chegar na Espanha ou Itália, por exemplo, teria que passar, antes, pelos portugueses. Por outro lado, os produtores brasileiros de açúcar só poderiam vender para os portugueses.
Dentre as Ordens religiosas existentes no período, a de maior importância foi a Companhia de Jesus, criada por Inácio de Loyola em 1540. Os primeiros padres inacianos chegaram ao Brasil em 1549. Esta data é tida como marco do início da história da educação no Brasil. Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
O primeiro colégio jesuíta no Brasil foi fundado na Bahia em 1550. Em 1553 passou a funcionar o curso de Humanidades. E em 1572 os cursos de Artes e Teologia. Os jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar eles mantinham os