Logística empresarial
Com a internacionalização do comercio no mundo aumenta cada vez mais a necessidade da logística nas empresas, da forma que aumenta os custos com transporte, armazenamento, aumenta de forma expressiva os custos total das mercadorias e é através dos processos logísticos que os insumos chegam às fábricas e os produtos são distribuídos aos consumidores. Mas para que isso ocorra às empresas precisam gastar altos custos com as operações logísticas. Este quadro é agravado quando se trata de transporte, pela falta de opções fora do modal rodoviário e pela precariedade das estradas dificultando a distribuição das mercadorias até o consumidor final.
Para os empresários a logística é vista como uma vantagem competitiva, dentro do mercado, para que ele possa responder as mudanças do próprio mercado com produtos e serviços que forneçam soluções inovadoras para os problemas dos clientes.
A logística é considerada uma forma estratégica de aumento do desempenho das indústrias, com seu sistema ela permite um amplo leque de crescimento e destaque dentre outras indústrias, também considerada como diferencial nos mercados podendo obter um grande alcance de produtividade. Sua funcionalidade maior concentra-se na gestão dos fluxos da compra de matérias-primas à entrega do produto acabado ao cliente, estabelecendo, assim um novo contato da empresa com aquele que é tão fundamental para seu desenvolvimento: o cliente.
A gestão de logística é de fundamental importância porque o intuito dela é fazer com que as mercadorias e as informações movimentem mais rápido possíveis satisfazendo assim, fornecedores e clientes, porém o Brasil tem muito que melhorar não é atoa que a logística precisa ser o foco dos empresários brasileiros. O Brasil