cultura organizacional
Todo povo tem sua cultura própria. Também as organizações tem sua cultura, que chamamos de Cultura Organizacional. É o modo de vida próprio que cada organização desenvolve em seus participantes. A cultura de uma organização não é estática e permanente, sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas. Os autores consideram que mudar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar a Organização. A única maneira de fazê-lo é mudando sua cultura. Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características: Adaptabilidade - ser flexível e receptivo Senso de identidade. Compreensão do passado e do presente. Perspectiva exata do meio ambiente. Percepção realista e capacidade de investigar, diagnosticar e compreender. Integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico.
Conceito de mudança
O mundo hoje se caracteriza por um ambiente em constante mudança, este ambiente que envolve as empresas é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Toda esta multiplicidade de variáveis complexas, mutáveis, levou a uma conclusão: Apenas esforços isolados, lentos e gradativos de se taparem alguns buracos da organização, são insuficientes para se levar o barco adiante. Tornou-se imperiosa a necessidade de estratégias coordenadas e de mais longo prazo com o objetivo de desenvolver climas dentro da organização, maneiras de trabalhar, relações, sistemas de informações e comunicações que sejam congruentes com os prognósticos futuros.
Origens do Desenvolvimento Organizacional
Surgiu a partir de 1962, através de um complexo conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de propiciar o crescimento e desenvolvimento;
Como resultante da Teoria Comportamental, no sentido de obter mudança e