Tecnologia e Propriedade dos Materiais - Materiais Naturais
Área de Design
Campus – Belém
Tecnologia e Propriedade dos Materiais
Materiais Naturais
Pesquisa realizada sobre Materiais naturais, especificamente sobre a madeira e o miriti, mencionando o conceito, propriedades, processos de fabricação e aplicações dos mesmos, elaborada para fins de avaliação para a 4° bimestral do curso de Design de Interiores, sob orientação do professor Nelson Faro para a Turma I2273MC.
BELÉM
PARÁ
Materiais Naturais Material Natural é todo aquele extraído pelo homem da natureza, de forma planejada ou não, sendo que para sua utilização artesanal ou industrial não tenha havido modificações profundas em sua constituição básica. Dentre eles, podemos encontrar a madeira e materiais regionais, como o Miriti, aos quais iremos abordar neste trabalho.
Madeira
Conceito
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. Angelim-pedra, Cedro, Ipê e Jatobá são alguns exemplos de madeira.
Propriedades
É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscopia) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.