Resumo do primeiro capitulo
Escola de Formação de Professores
Educação Física
Resumo do capitulo 1 – Primeiros Ensaios de Educação/da Colônia À Independência
Goiânia, GO 2015.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC
Escola de Formação de Professores
Educação Física
Resumo do capitulo 1 – Primeiros Ensaios de Educação/da Colônia À Independência
Docente: Cristina
Discentes: Danilo, Ludmylla, Maicon Douglas,
Rafael Jacob, Reidner, Samara e Wemerson.
Goiânia, GO 2015.
Da Colônia a Independência
No passado buscavam muita á identidade, que tem um constante esforço de compreender o presente das raízes. No período colonial tem suas dificuldades de acesso a documentos autênticos e a ausência de fontes que expressam dois lados: A reduzida ou nenhuma preocupação, com a preservação da memoria do tempo colonial.
Depois disto, os jesuítas protagonizam sobre o ensaio de educação, onde discutiram elementos do período em que aqui estiveram, com as consequências de sua expulsão, quanto teve sua primeira tentativa de criar uma educação publica estatal na colônia por Portugal. O fato é que, de inicio, as terras brasileiras constituem objeto de disputas e explorações as mais diversas. Ao terem suas terras invadidas pelos europeus, ocorreram batalhas entre colonizadores e nativos durante todo o período inicial da ocupação do território brasileiro, prolongando se até o século XVlll.
A primeira riqueza a se explorar é o Pal - Brasil, que representa a atividade econômica com grande importância na terra brasileira. Os índios e os portugueses trocavam favores, como; os índios cortavam as árvores em troca de objetos de valor econômico, facas, machados e outros objetos de metal, enfeites, tecidos, espelhos são objetos dos escambos entre brancos e nativos.
Com a exploração desordenada rapidamente leva ao esgotamento desta primeira fonte de riqueza. E nesse período que começa a desenvolver uma segunda