INTMIMED RESUMO PRIMEIRO CAPITULO

1214 palavras 5 páginas
Nome: Aline Mayumi Yamasaki Turma: 1ACSMRT RA: 201516582
Disciplina: INTMIMED

Resumo: A mídia e modernidade: Uma teoria social da mídia
Capítulo 1 – Comunicação e contexto social
Desde os tempos mais antigos a produção, o armazenamento e a difusão de informações tem tido uma posição centralizada na vida social. E, a partir do desenvolvimento de instituições de comunicação, esses processos passaram por diversas transformações. Esta evolução é uma característica da era moderna, e, com ela, as formas simbólicas tiveram uma expansão e tornaram-se mercadorias negociáveis no mercado e acessíveis aos indivíduos.
Os meios de comunicação são aqueles que se relacionam com os materiais que possuem um significado para quem os produz e recebe. A dimensão simbólica da vida social originada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação facilmente é desvalorizada diante dos aspectos técnicos dos mesmos. Este conteúdo simbólico não deve ser negligenciado, mas sim considerar a comunicação uma parte integral dos contextos sociais.
A chamada “vida social” é composta por pessoas que têm objetivos e que agem dentro de circunstâncias predefinidas, que os propicia diferentes inclinações e oportunidades. “Campos de interação” é o nome dado a essas circunstâncias, onde os indivíduos ocupam diversas posições dentro do campo, correspondentes à quantidade de recursos para eles disponíveis. A institucionalização destas posições os proporciona estabilidade e, quando unidas, podem alcançar objetivos globais. A colocação do indivíduo no interior desses campos é ligada diretamente ao poder que ele possui, e, através da acumulação de recursos, este pode aumentar seu poder.
Um exemplo comum é a política, onde os estados tornam-se centros de concentração de poder no mundo moderno, entretanto, este é apenas uma das formas de poder, que estendem-se a muitos contextos, onde são capazes de estabilizar as relações de poder e dominação entre os indivíduos e entre grupos que

Relacionados