O Lúdico no desenvolvimento da aprendizagem
O objetivo desse trabalho é levar nos a uma reflexão sobre o uso do lúdico como metodologia de ensino aprendizagem na escola, foi fundamentado em pesquisas bibliográficas, nas disciplinas do curso de pedagogia, em pesquisas na internet e na própria experiência com os alunos.
Percebe – se a relevância que um instrumento tão simples e ao mesmo tempo tão significativo pode transformar e desenvolver o ser humano, construir e reconstruir valores, costumes, aprendizados, desenvolvendo o espírito coletivo e a socialização de crianças, adolescente e jovens em contato com jogos, brinquedos e brincadeiras.
O professor ocupa o papel fundamental nesse processo, e o mesmo terá que saber utilizar dessa ferramenta de trabalho de forma correta. Quando uma criança brinca, joga ou desenha, ela está desenvolvendo a capacidade de representar de simbolizar e construindo suas representações que a mesma se apropia da realidade. O trabalho do educador junto as crianças será de grande importância, pois é através da interação com o outro que adquirimos valores , costumes, habilidades e atitudes de convívio social na construção de todas as potencialidades motoras, cognitivas, sócio – emocional e sócio – cultural, cujo desenvolvimento global, está vinculado numa rede de relações na qual ajudará os educandos a fazer as conexões necessárias para que desvende o objeto de estudo e o descubra através de métodos lúdicos que são os jogos brinquedos e brincadeiras.
O Desenvolvimento do racíocio lógico da criança através do lúdico
Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo. Sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (Bettelheim, 1984, p. 105)
Os jogos, brinquedos e brincadeiras desempenham papéis importantíssimos no desenvolvimento do raciocínio