O ludico na aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Alfabetização e Letramento.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da ludicidade no ensino – aprendizagem.
3. PROBLEMA
Como o lúdico contribui no processo de desenvolvimento da criança na educação?
4. HIPÓTESE
Investigar a contribuição que a ludicidade traz para promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais que se deseja verem construídas pelas crianças nessa faixa etária.
5. OBJETIVOS
5.1. Objetivo Geral
Investigar a contribuição que a ludicidade traz para promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais que se deseja verem construídas na aquisição da linguagem.
5.2. Objetivos Específicos
• Analisar as relações entre educação infantil e o ensino fundamental através das politicas de inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental.
• Buscar através dos contos infantis a abordagem das capacidades linguísticas que devem ser ensinadas aos alunos em processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Verificar através de livros, revistas e outros impressos se a criança possui dificuldade em identificar as diferenças gráficas entre o texto escrito e o desenho.
• Por meio de jogos e brincadeiras imigrar a criança ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção seria do conhecimento. 6. JUSTIFICATIVA
A cada dia que se passa fica mais difícil achar meios para incentivar a educação de nossas crianças. Estudos tem comprovado que a melhor maneira de se aprender é através do lúdico onde pequenas tarefas “brincadeiras” se tornam uma grande lição de raciocino lógico e desenvolvimento da linguagem. Diferentes de brincadeiras onde o esforço é físico deveram destacar as brincadeiras e jogos onde é estimulado o esforço da capacidade de raciocínio como: leitura, jogos de memórias, entre outros.
O sistema de ensino brasileiro ainda é carente nesse sentido onde brincadeiras acima citadas são esquecidas, a educação hoje se baseia