O lúdico na aprendizagem
Ivete Batista da Silveira Silva[1]
Silvana Wichmann Magalhães[2]
RESUMO
O presente trabalho visa analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança na aprendizagem. O ato de brincar é um ato inerente ao ser humano, e tão fundamental quanto à necessidade de se alimentar, de dormir. Ao jogar, o sujeito humano enfrenta desafios que lhe possibilitam a descoberta do novo, e momentos de superação, de autonomia e identidade. A ludicidade promove o desenvolvimento do sujeito, principalmente na infância, os momentos de alegria, de prazer, ou desprazer, de movimentos corporais que os jogos e as brincadeiras proporcionam são extremamente necessários ao desenvolvimento integral do sujeito, ampliando suas dimensões física, cognitiva, social, moral, ética e emocional. Se o jogo nos proporciona todas essas oportunidades, é fundamental que a escola o utilize dentro do contexto escolar. É, também, necessário que os professores façam ampla reflexão para que possam intensificar o valor do brincar infantil e descobrir que ele pode ser um instrumento poderoso de aprendizagem na prática pedagógica e o quanto beneficia o desenvolvimento infantil.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Lúdico. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
O objeto deste estudo é analisar a importância da ludicidade na educação através da pesquisa de fontes bibliográficas; a fim de refletir sobre a temática norteadora que se constitui na relevância da ação lúdica no âmbito educacional.
Assim, a escolha deste tema se justifica, pois quando se fala em lúdico imediatamente nos lembramos de na nossa infância ou em crianças de um modo geral, mas é claro que o lúdico também tem relação com o mundo adulto, só que muitas vezes os nossos problemas cotidianos nos afastam dessa ideia do brincar e concluímos que no mundo adulto tal situação é proibida. Infelizmente, problemas sociais como trabalho infantil, violência, responsabilidades familiares e,