O líder como agente motivador.
Resumo
Em um mundo globalizado e competitivo, onde em grandes empresas, com a flexibilização do mercado de trabalho, os colaboradores desempenham várias tarefas concomitantes, e em que há uma grande pressão pela produtividade e pelo alcance de metas organizacionais. Levando os líderes a posições cada vez mais complexas. É de extrema importância entender o papel do líder como agente motivador dentro das organizações, através da relação com seus liderados.
Palavras chaves: Liderança, grupos, motivação, contemporaneidade.
1.Introdução
Os grupos de liderados estão cada vez mais complexos e cabe ao líder, com sensibilidade, entender as necessidades destes liderados, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, para não prejudicar a produtividade.
2.Capital intelectual , liderança e motivação.
Devido à globalização e a entrada da humanidade na era da informação, houve um crescimento da concorrência e da competição, até mesmo por uma questão de sobrevivência das organizações. Pois atualmente, as concorrências não são somente locais, mas sim, globais. Neste ambiente globalizado, as pessoas se tornaram o recurso mais importante para as organizações. Há uma grande valorização do capital intelectual, ao invés do que se acreditava no passado, onde o foco era nos processos e na produtividade. Valorização do conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa, para agregar valor à organização e fortalecimento de sua marca.
“Diante de um mercado tão competitivo, o ser humano passa a se constituir no mais importante recurso de uma organização. O importante agora, e daqui para frente, é ter pessoas que maximizem o uso do capital e que saibam gerar, desenvolver e aplicar conhecimento, métodos e tecnologias, notadamente às relacionadas com o ser humano, de como tornar as pessoas motivadas para atingirem aos objetivos organizacionais.”