o ludico na sala
Resumo: O presente artigo trás como enfoque principal a questão do lúdico na sala de aula, os benefícios e dificuldades existentes ao propor tal metodologia. O jogo e a brincadeira aparecem como formas de se trabalhar o lúdico. A formação e disponibilidade do professor para se utilizar tal metodologia são colocadas como essenciais para o desenvolvimento de atividades de qualidade com as crianças. Perceber, também, o processo da criança é fundamental para que não se desista da busca por uma escola mais prazerosa.
Palavras-chave: lúdico, educação, ensino-aprendizagem, criança
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata da questão do lúdico na sala de aula, considerando os jogos e brincadeiras formas de se trabalhar o lúdico. Trata também da importância da ludicidade para a aquisição do conhecimento, dos desafios encontrados e enfrentados para atingir o objetivo de levar a ludicidade para a sala de aula, como a importância da pesquisa e formação permanentes dos professores. Além de trazer a necessidade de a escola tornar-se cada vez mais prazerosa para todos que passam o seu tempo dentro dela, sejam alunos ou funcionários.
Esta temática surgiu a partir da realização de estágio (observação e intervenção) na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza localizada no município de Florianópolis, em que pudemos (éramos 3 estagiárias) propor atividades lúdicas aos alunos da 4ª série, e pode-se perceber a importância que tem este tipo de atividade além de verificar um resultado mais positivo do que os esperados com a intervenção. Portanto o lúdico na sala de aula é o tema principal deste artigo. O JOGO, A BRINCADEIRA E O LÚDICO NA SALA DE AULA
Para compreender mais o lúdico em si serão trazidas questões referentes ao jogo e brincadeira, formas mais comuns de se trabalhar com a ludicidade.
Devemos levar em conta o brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, sendo assim, uma peça