O Livro
Na era medieval não existia a liberdade de consciência, nenhum ser poderia pensar por si próprio a instituição a igreja pensava pelo individuo. O homem era controlado por Deus um ser inquestionável, a igreja controlava as pessoas dizendo o que era certo ou errado, tinha o total poder em suas mãos. Onde fazia uso de que DEUS castigaria com a morte se não fosse feito o que o intermediador de DEUS pedisse, a igreja usava a fé em deus como o único caminho a seguir. Um Deus onipresente e onipotente um Deus capaz de ler nosso mais intimo e profundo pensamento.
Com Renascimento trousse o surgimento de uma nova era, uma era moderna onde a igreja perde se o poder sobre o homem. Surge se o antropocêntrico o homem se torna o centro do universo e os conhecimentos do homem passam ser valorizado através da suas obras de artes entendia se que obras feitas com imagem de DEUS estariam agradando o cosmo que é DEUS.
Logo mais surgiu a reforma protestante onde proliferaram as diversas denominações religiosas, defendendo a autonomia do ser humano. Em seguida vem o iluminismo o desenvolvimento do racionalismo do ser humano, período ontem proliferou o desenvolvimento do capitalismo e a revolução industrial.