o livro e a leitura no brasil
CENTRO MULTIDISCIPLINAR
CAMPUS FLORESTA
LETRAS PORTUGUÊS
JORGE LUIS VIEIRA DA SILVA
RESUMO
O LIVRO E LEITURA NO BRASIL
Cruzeiro do Sul – Acre
2014
Introdução:
Alessandra El Far é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e possui pós-doutorado realizado no Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU), da Unicamp. Atualmente é professora de Antropologia, e desenvolve varias pesquisas na área de ciências social, entre as quais esta a obra “O Livro e a leitura no Brasil”. Onde a autora descreve a trajetória da do livro e da leitura em nosso país desde a colonização até os dias atuais, estabelecendo uma visão panorâmica trajetória da mesma. Alavancada pela criação de escolas e surgimento de novas mídias de divulgação. Assim o que antes era exclusividade das elites abastarda passou a abranger a população em geral.
Já na introdução de seu livro, Alessandra EL_FAR nos leva a uma viaje no passado mais precisamente no século XX, em que escritores do Rio de Janeiro deram vez a uma discussão que ate hoje parece merecer nossa curiosidade. Com a intenção de chamar a atenção para a leitura no Brasil. Nisso nos deparamos com o papel de Olavo Bilac, poeta cronista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que por conta de vender poucos seus livros, denunciavam o alto índice de analfabetismo em todo o pais.
Naquele período iniciou-se um fenômeno em que as novas tecnologias que possibilitavam um menor custo da produção em larga escala lançaram o que foi denominado “Livros para o povo”, que englobava desde obas didáticas ou filosóficas até romances, peças de teatro, manuais de ajuda e compilações de trovas e modinhas, que provocou uma onda de adeptos a uma nova literatura no Brasil. Durante todo o século XX, o esforço dos editores em disseminar o livro e a literatura continuou de forma avassaladora, que segunda a autora é preciso