O LIVRO DA VIDA: DIÁLOGOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE
O LIVRO DA VIDA: DIÁLOGOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho investiga a importância do Livro da Vida, uma das técnicas da Pedagogia Freinet, no processo de educação a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
No Livro da Vida, os alunos, ao relatarem experiências do seu dia-a-dia, expressam suas memórias e retratam diferentes formas de perceber a aula e a vida. Através desse instrumento de expressão da escrita, lhes é possível: reter ideias, resumir uma atividade e relatar informações. Consolidam, assim, uma pequena ligação de coerência entre a vida dentro da escola e fora dela.
Do ponto de vista do professor, o Livro da Vida fornece elementos para que esse planeje suas ações e intervenções na prática cotidiana, possibilitando, ainda, avaliação integrada do conhecimento.
A contribuição deste estudo, portanto, consiste em conscientizar e sensibilizar os professores quanto à importância do Livro da Vida numa proposta de educação interdisciplinar. Assim, são explicitados os fundamentos da interdisciplinaridade como opção para uma nova atitude educacional no mundo contemporâneo. São novos princípios epistemológicos em busca de algo mais do que a mera justaposição das disciplinas sobre um mesmo assunto, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas. Defende a educação integral e valoriza as verdades diretamente relacionadas com o cotidiano das pessoas, bem como os saberes apreendidos com o corpo e com o sentimento, conciliando afetividade e efetividade na formação de sujeitos competentes e solidários.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo compôs-se de estudo de caso elaborado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. O estudo de caso revelou-se adequado, pois viabilizou a interpretação de determinados atributos, sem que fosse necessário enfatizar dados estatísticos e numerar ou medir categorias.
O método utilizado foi o fenomenológico, estratégia de pesquisa qualitativa, cujo ponto de partida é a