Redação: A Línguística e seu campo de estudo
A Linguística e seu campo de estudo
A linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem as estruturas das línguas no mundo.
A semiologia, estuda a linguagem não-verbal (gestos, sinais de trânsito, etc.), enquanto que a linguística se ocupa basicamente da linguagem verbal (à exceção da língua dos sinais, que, ao contrário de outros códigos não-verbais, apresentam características estruturais semelhantes às línguas faladas). A filologia se preocupa em descrever a evolução histórica de línguas específicas através basicamente da reconstituição de textos (sobretudo escritos), produzidos em épocas anteriores mais ou menos remotas, com o auxílio de dados históricos referentes a essas épocas; ao passo que a linguística, busca explicar os aspectos universais que caracterizam as línguas.
A linguagem humana, como capacidade de comunicação verbal, implica uma técnica articulatória complexa, a serviço de um processo comunicativo que pressupõe a existência de um grupo finito de elementos e de regras que regem sua combinação em um conjunto infinito de possibilidades de expressão
O estudante de Linguística pode se dedicar a profissões relacionadas a diversas áreas de trabalho, tais como o ensino de língua materna e/ou estrangeira, o planejamento Linguístico-social, a tradução e interpretação, a dramaturgia, a fonoaudiologia, as línguas de sinais, a Linguística computacional, a Linguística indígena, a Linguística forense, etc. Para trabalhar nessas áreas, o estudante deve se formar em Letras, dando ênfase na respectiva área de interesse e/ou se formando de maneira complementar em outras áreas de estudo.
Redação:
A Linguística e seu campo de estudo
A linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem as estruturas das línguas no