resumo fonética sintática
DRA. IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA
Andrea Cury Borges de Gouvêa Tonanni
1
Na ensolarada manhã de uma quinta-feira do mês abril de 2013, nos reunimos com nossa querida Profª Ivani Fazenda para mais um encontro do GEPI.
Assistimos a apresentação da Rosangela Valerio e Silmara Casadei sobre o trabalho que elas desenvolveram, representando a Profª Ivani Fazenda, em
Florianópolis, para o SINEPE – Sindicado das Escolas Particulares da região
Sul.
Rosangela e Silmara iniciam a apresentação, com tema escolhido por eles –
Interdisciplinaridade na educação: como trabalhar?
Apresentaram o GEPI ao público, que era composto por aproximadamente 50 participantes, entre diretores, professores, coordenadores da educação básica, ensino médio, faculdade. Era um grupo misto.
A Rosangela menciona que eles queriam uma foto da Profª Ivani e que eles comentaram que desejavam a presença dela. Relata que é muito difícil representá-la, pois as pessoas querem vê-la e sentir a presença da professora.
Ao retomar a apresentação, ela esclarece o objetivo do trabalho que é apresentar reflexões sobre a teoria e a prática interdisciplinar, visando abrir caminhos para o encontro, para a abertura do diálogo, para a escuta sensível, para a religação de saberes.
Introduziram o trabalho, com a música Águas de Março ao fundo e projetaram imagens do livro “Abrindo Caminho”, autoria de Ana Maria Machado, escritora que já recebeu o prêmio mundial da literatura infantil, 18 milhões de livros vendidos pelo mundo, possui uma versatilidade para escrever tanto para criança como para adulto.
É um livro em memória de Antônio Carlos Jobim e muito recomendado pelas
Secretarias da Educação.
Rosangela e Silmara esclarecem que tentaram abrir um caminho com aquele grupo, para que usassem todos os sentidos, o sentido da música, da imagem, do livro, da poesia.
A intenção era abrir diálogo com o público e iniciaram uma atividade