O LIBERALISMO NOS ESTADOS UNIDOS 2
Os Estados Unidos começaram a ingressarem depois da consolidação e da independência no século XIX, mas não como qualquer uma, pois isso aconteceu rapidamente. A expansão econômica ajudou muito na expansão territorial. UM TEMPO DE PROSPERIDADE
Com a independência, os EUA teve uma nação que se desenvolvia rapidamente. Nos estados do norte, prosperavam industrias e crescia a mão de obra assalariada, principalmente de imigrantes, Os estados do Sul ainda guardava as marcas da colonização. Lá se plantou uma política com interesses para a produção de mercados de livre comércio e a escravidão.
Com essas expansão econômica levou á uma expansão territorial, onde as áreas a oeste das antigas 13 colônias começaram a incorporar ao país.
EXPANSÃO TERRITORIAL Os EUA comprou e conquistou territórios, mas essa expansão provocou conflitos sangrentos contra os indígenas que habitavam o Oeste. Eles tentaram defender suas terras e sua cultura, e acabaram que a maioria dos povos foram mortas ou expulsas pelos conquistadores.
A CONQUISTA DO OESTE
OS EUA queriam explorar os recursos naturais dos territórios conquistados ou comprados, mas tmb estava interessado em dominar tmb a costa do oceano pacífico, México foi a maior vítima do expansionismo norte-americano, pois perdeu parte considerável de seu território original. Inicialmente, os colonos norte-americanos estabelecidos no Texas declararam a independência deste, logo depois aceitando sua incorporação aos Estados Unidos. Os conflitos iniciados com a ocupação de colonos dos EUA em várias partes de território pertencente ao México chegaria ao fim somente em 1845, através do tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia a fronteira entre México e Texas, além de ceder aos norte-americanos as atuais Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado por meio de uma indenização de 15 milhões de dólares.
A FEBRE DO