sociologia
Sociologia
Prof.ª Paula
Keynesianismo e Liberalismo
Jéssica dos Santos Borges
Fanny Feitosa
Rafael Ferreira Nascimento
Julia Vitoria Ferreira da Silva
Stephany Silva Oliveira
2ºE
São Paulo
Março/2014
Introdução:
A seguir, neste trabalho, iremos apresentar as questões do liberalismo e do Keynesianismo, questões como, onde ocorreu, inicio, onde teve e suas principais semelhanças e diferenças. Ao ler este trabalho ira conhecer teorias econômicas e politicas.
KEYNESIANISMO e LIBERALISMO
LIBERALISMO:
Como ocorreu: O liberalismo ocorreu em muitos países principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Surgiu com o fim do mercantilismo, com um grupo de pensadores (mas ganhou força com o filosofo e economista Adam Smith) do século XVIII que começaram a desenvolver a teoria do Liberalismo. Eles que observavam o mundo se transformar e percebem a importância do individuo perante a sociedade menos presando a força do estado, dizendo que o Estado só deveria intervir na saúde, segurança e educação. Este tem como teoria a liberdade econômica e politica, o mercado livre, presava também o individuo, e a igualdade entre todos.
KEYNESIANISMO
Como ocorreu
O Keynesianismo surgiu depois de uma imensa crise econômica no século XX, em função da superprodução e da concorrência acirradas do Liberalismo Capitalista, sistema econômico que trouxe grande evolução e progresso, porém, apresentava algumas brechas negativas, tais como padrão mínimo socioeconômico, taxas de juros, etc. Foi exatamente nessas brechas que surgiu o Keynesianismo cujo ideal era a intervenção do Estado sobre os pontos negativos em que o Liberalismo Capitalista apresentava. Diferenciava-se do marxismo, pois a intervenção do Estado sobre a economia era mais leve e suave. Tal movimento surgiu após a Segunda Guerra Mundial com os colapsos das