O leitor
Professor: Luiz Francisco Marchioratto
Acadêmico: Diogo Vinicius Teixeira
Introdução
O Leitor, livro escrito em 1995 por Bernhard Schlink, a história se passa na Alemanha pós-nazista (1958) e a personagem principal Michael Berg nos é apresentado como um advogado adulto, com a vida construída. Porém, incapaz de resolver seus conflitos amorosos do passado, sente-se preso a ele e torna-se um homem amargurado e fechado. É quando ocorre um flashback para contar sua história (desde quando era um jovem de 15 anos), para que assim entendamos seus motivos e razões para ter se tornado um homem amargo.
Michael, com seus 15 anos, retorna um dia para casa e passa mal no caminho, sendo ajudado por uma mulher, Hanna. No fim do seu período de convalescença ele volta a casa dela para agradecer e os dois acabam se envolvendo e iniciando um caso. O romance dura por todo o verão e, sempre muito reclusa e até mesmo dura, Hanna só lhe pede uma coisa antes do sexo, que Michael leia para ela, passando sempre a ter uma sessão de leitura nesses encontros.
Um dia, quando promovida para um trabalho em escritório, Hanna some sem deixar pistas. Michael sofre com a perda de seu amor, mas amadurece.
Passam-se os anos e agora ele é um estudante de direito. Orientado por um dos seus professores, ele e seus colegas vão acompanhar o processo de ex-oficiais da SS que estão sendo julgadas pela morte de prisioneiras judias. É quando, oito anos depois, reencontra Hanna e desespera-se ao ver que ela é uma das rés do caso. No depoimento, uma sobrevivente afirma que levaram ela e sua mãe para serem exterminadas na igreja e que Hanna a obrigava ler. Hanna confirma e é acusada de ser a autora de um relato redigido após o incêndio da igreja. Ela confessa sua autoria quando