O Labirinto do Fauno - Um Resgate do Sagrado Feminino
SIBELE HEIL DOS SANTOS
O LABIRINTO DO FAUNO
UM RESGATE DO SAGRADO FEMININO
PSICOLOGIA ANALÍTICA
CURITIBA
2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo analisar o filme O Labirinto do Fauno (no original, El laberinto del fauno) mexicano e espanhol de 2006, do gênero suspense, dirigido por Guillermo del Toro, sob a ótica da Psicologia Analítica. Pretende-se analisar como a estória nos leva a um resgate do sagrado feminino para a personagem Mercedes, através de sua função infantil Ofélia. Esta ultima, considerada por todos como a heroína do filme, será analisada neste trabalho como uma ponte entre o ego (Mercedes) e os demais elementos de seu inconsciente.
Sinopse
No site www.adorocinema.com temos:
“Espanha,1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofélia, de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen. Lá as espera seu novo padrasto, Vidal, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes, jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes.”
E em http://pt.wikipedia.org:
“No decorrer da trama Ofélia encontra vários seres fabulosos. Um deles é o fauno, que lhe revela que sua missão é ajudá-la a retornar para seu verdadeiro lar, o submundo, e que seu verdadeiro nome é Princesa Moana. Para isso a garotinha terá que realizar três tarefas secretamente, contando com alguns objetos mágicos e fadas dadas pelo fauno. Após várias desventuras e aparições de criaturas monstruosas, Ofélia realiza as duas primeiras tarefas.
Paralelamente o conflito entre os militares e os rebeldes republicanos torna-se cada vez mais intenso. Com a morte da mãe, Ofélia resgata o seu irmão de
Vidal, mas ele inicia uma caçada para recuperar o filho. A fantástica magia do labirinto ajuda-a a escapar, e a leva de encontro ao fauno. Este lhe