O jovem Tzu
Resumo do texto: A mecanização assume o Comando
A mecanização assume o Comando
O jovem Tzu-gung que disse ao Chuang‐tzu que ele poderia fazer o trabalho dele ser mais eficiente se ele usasse um peso em uma das extremidades para fazer a água jorrar, assim iria irrigar mais rápido do que levando a água na mão eu o velho sábio disse que ele seria infeliz já que para ele não seria eficaz, uma vez que a maquina iria o substituir. O hoje em dia o mundo esta mais voltado para a visão do jovem Tzu-gung, mas eficiente cheio de maquinas e tudo é muito rápido. Desde muito pequenos nós somos introduzimos nesse mundo das maquinas. Mas o velho sábio também estava certo quanto à infelicidade é tudo tão mecânico, tão rápido que tem coisas simples que nós nem percebemos, 24 horas por dia já no é mais o bastante para fazer tudo o que queremos.
No texto o autor mostra um quadro que reflete a rotina de um atendente de balcão de refeições rápidas, e na maioria das vezes é assim que ocorre mesmo, um oi, bom dia, anota o pedido, e um obrigada pela preferencia. Isso ocorre principalmente em organizações de serviços onde eles têm que atender mais pessoas em menos tempo.
As organizações planejadas e operadas como se fossem maquinas são chamadas de burocracias, e esse nome ate certo ponto condiz, devido ao pensar de um modo mecanicista, onde eles esperam que aja um conjunto de relações mecânicas, organização como se fossem mecânicas e tendem a esperar que as pessoas operem como maquinas de maneira eficiente, confiável e previsível.
As organizações foram criadas com o intuito de facilitar as relações com um intuito particular e um objetivo em comum. O aumento das maquinas se deu em sua maioria durante a Revolução Industrial, tornando assim necessária a adaptação as exigências das maquinas. Os teóricos clássicos em administração voltava sua atenção para o planejamento das organizações, os administradores científicos visavam o