Experimento de estatística
1.Experimento 3
2.Análise de Dados 3
3.Comparacão de Variâncias 5
4.Análise de Variâncias: 6
5.Análise de Resíduos 9
6.Conclusões 10
7.Bibliografia 11
1. Experimento
O Dr. A. L. O. Prado afirma ter descoberto uma maneira milagrosa de aumentar a longevidade das pessoas. Sua descoberta consiste em plantar bananeira durante 15 minutos por dia e tomar a droga β-caroteno. Para provar sua tese, ele usou 4 grupos de 5 voluntários, desde que nasceram até a sua morte.
Nosso trabalho tem o objetivo de analisar estatisticamente a descoberta do médico, ou seja, mostrar se o uso do β-caroteno associada ao exercício de “plantar bananeiras” influi ou não na longevidade dos pacientes.
A analise será dividida em 3 partes:
Em primeiro lugar retiram-se da amostra os dados que podem ser considerados suspeitos. Em segundo lugar compara-se a variância das diversas amostras, testando a hipótese de elas serem iguais. Por último, deve-se, partindo da confirmação que as variâncias são iguais, fazer a análise de variância que testa se a média de longevidade é igual em todos os casos ou se há evidências estatísticas que comprovem que há variação na longevidade.
2. Análise de Dados
Em primeiro lugar, analisamos a veracidade dos dados apresentados. Utilizamos o método do valor padronizado para analisar se há algum dado suspeito na amostra. Esta técnica parte da idéia de padronização utilizada no cálculo de probabilidades.
Seja M definido como:
Se o dado é suspeito.
Para tal análise, comparamos os dados que estavam distantes a mais de um desvio-padrao do e fizemos a análise do M.
No Primeiro conjunto de dados temos:
75
69
18
59
66
57,4
22,7662
Para tais valores, desconfiamos do valor 18, que está a mais de um desvio padrao do . Eliminando 18 temos a seguinte situação:
75
69
59
66
67,25
6,652067
Calculando o M:
Como M>4, concluimos que o dado é suspeito e