metodologia
3.1 CLASSIFICAÇÃO GERAL DA PESQUISA
Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida através de raciocínio dedutivo, onde serão analisadas a atitude e a opinião do consumidor londrinense cliente do banco ITAU com relação ao tema apresentado.
Suas intenções são “descrever características de grupos”, “estimar a proporção de elementos numa população específica que tenham determinadas características ou comportamentos” e/ou “descobrir ou verificar a existência de relação entre variáveis” (MATTAR, 1997, p. 86). O método mais pertinente é o quantitativo, já que este método pretende ter “dados representativos da população de interesse” (MATTAR, 1997, p. 88) e generalizá-los para toda uma população, em decorrência da utilização de técnicas estatísticas.
Possui uma abordagem caráter investigativo, contexto social e dialético com relacionamento de dados obtidos por meio do método Survey, tendo em vista que a metodologia Survey tem importante papel nas pesquisas de opinião e levantamentos estatísticos.
Raramente aprendemos muito sobre opiniões e atitudes a não ser através do questionamento. Isso também é verdade no que se refere a intenções e expectativas. As informações sobre os fatos passados normalmente só estão disponíveis através do questionamento de pessoas que se lembram dos fatos. O questionamento é mais eficiente e econômico do que a observação. (COOPER, SCHINDLER, 2001, P 248)
Os dados serão coletados em um momento preciso do tempo, através de enquete realizada por meio de questionários que serão respondidos por pessoas que estiverem dispostas a colaborar com a pesquisa, caracterizando-se, pois, em um estudo de corte transversal. O questionário é “constituído por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador” (Marconi, Lakatos, 1992. p.107).
3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA
O projeto se limita a pesquisar e avaliar a opinião e a atitude dos consumidores londrinenses diante da