Barão de Mauá
1. Introdução;
2. Biografia;
3. Suas contribuições para o Brasil;
4. A falência de Mauá;
5. Homenagens
6. Conclusão;
7. Referências Bibliográficas;
1. INTRODUÇÃO AO TEMA
Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), o Barão de Mauá, foi o maior empresário brasileiro do século XIX. Influenciou o Brasil no que se refere á economia brasileira através de ideias inovadoras no processo de industrialização. Sua falência é decretada em 1878, porém, até hoje é desconhecida os motivos para sua falência, já que Mauá era o pioneiro dos negócios.
Neste trabalho, apresentarei a biografia de Barão de Mauá, suas obras e sua influência no Brasil.
2. BIOGRAFIA
O Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza) foi um brilhante industrial, banqueiro, político e diplomata, nasceu no Brasil, em uma cidade chamada Arroio Grande, pertencente ao município de Jaguarão, Rio Grande do Sul.
Muito cedo perdeu o pai e, ao lado de um tio que era capitão da marinha mercante, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Com 11 anos de idade já trabalhava na função de balconista em uma loja de tecidos; E foi progredindo aceleradamente. No ano de 1830 empregou-se em uma firma de importação de propriedade de Ricardo Carruther, com quem aprendeu inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Com 23 anos subiu de posição, tornou-se gerente e pouco tempo depois sócio da companhia.
Após realizar uma viagem à Inglaterra, em 1840, concluiu que o Brasil precisava de capital para investir na industrialização.
Irineu decidiu sozinho avançar em direção ao progresso, edificou os estaleiros da Companhia Ponta da Areia, construiu no ano de 1846 a indústria náutica brasileira, que se estabeleceu no Rio de Janeiro, mais precisamente em Niterói.
Em questão de um ano já possuía a maior indústria do país, contribuindo para colocar no mercado de trabalho mais de mil operários, fabricando caldeiras para máquinas a vapor, investindo em engenhos de açúcar, guindastes,