O isolamento social e suas consequências para o homem
Com base no filme o naufrago iremos discorrer sobre as consequências do isolamento social para a vida do homem. Sabemos que o homem é um ser social e que sua estrutura de vida é baseada no sistema social interagindo uns com os outros. O filme naufrago tem muito para nos ensinar pois aborda muito sobre essa questão.
O naufrago relata a história de um executivo voltado para o controle de seu tempo, onde na sua função tem como objetivo principal, afim de obter sempre os melhores resultados, mesmo que tenha que sacrificar a saúde, afetividade e envolvimentos sociais. O Chuck personagem principal tem sua vida completamente mudada após um acidente que o torna prisioneiro em uma ilha disserta onde não há ninguém . a partir desse momento ele se ver em uma situação de isolamento total, obrigado a reaprender sua maneira de viver. Para sobreviver ele regride aos primórdios da humanidade onde a sobrevivência do era baseada na caça de animais, pesca e coleta de alimentos(frutos, folhas e raízes) ou seja ele se ver no período paleolítico. Em uma das cenas o personagem tenta fazer fogo mas um indicio da pré-história vivida por ele.
O fogo Produção do fogo no Paleolítico
A história trata de mudança de hábitos, porém no meio de todo esse conflito o personagem cria um elo para não deixar de ter uma vida em sociedade, a partir desse momento ele cria um amigo chamado Wilson que se trata de uma bola onde ele passa a interagir com ela, conversando, desabafando e até mesmo brigando.Com base nessas observações percebemos que o homem é um ser social, pois tem a propensão para viver junto com outros e comunicar-se com eles, isso o torna o ser participativo de suas experiências e das experiências de outras pessoas. Quando o homem é isolado ele se torna frágil, fraco prisioneiro de suas alucinações pois, o isolamento causa a solidão e a solidão causa a depressão e a depressão muita das vezes causa a morte, no próprio