Projeto de Intervenção
A intervenção do Assistente Social Frente ao Isolamento Social nas Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI’s, na cidade de Salvador – Ba.
02 – PROBLEMA:
Como o assistente social pode intervir no isolamento social dos idosos nas instituições de longa permanência, na cidade de Salvador-Ba?
03 – OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os fatores que influenciam o isolamento social na velhice, bem como suas consequências biopsicossociais.
04 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Identificar os fatores que geram o isolamento social na velhice;
b) Levantar as consequências do isolamento social na vida dos idosos;
c) Conhecer a intervenção do assistente social junto ao isolamento social dos idosos nas instituições de longa permanência – ILPI’s, na cidade de Salvador – Ba.
d) Analisar a eficácia da abordagem colaborativa na área gerontológica.
05 – HIPÓTESES:
a) O estudo da realidade social dos gerontes;
b) A análise do processo de envelhecimento humano;
c) A definição das variáveis que caracterizam o isolamento social dos idosos nas ILPI’S, e suas implicações;
d) O processo de trabalho do assistente social na estimulação dos vínculos afetivos dos idosos com os funcionários e moradores dos abrigos, bem como o fortalecimento destes junto aos familiares;
e) A aplicabilidade da abordagem colaborativa gerontológica como prática eficaz no combate ao isolamento social no âmbito asilar.
Tendo em vista que o envelhecimento mundial está ocorrendo aceleradamente, e que o contingente de idosos cresce no mesmo ritmo, pode-se afirmar que, dentre os diversos problemas sociais existentes nas ILPI’s – Instituições de Longa Permanência de Idosos, um dos mais evidentes é o isolamento social, fenômeno este originado a partir de um quadro depressivo – na maioria da vezes - , resultante do reduzido contato social dos anciãos com familiares e funcionários das residências asilares.
No município de Salvador – Ba, existem vários abrigos que prestam serviço a esse público-alvo e, em seu corpo